Sexta parada: nosso desembarque

No sexto dia chegamos a Kirkenes e aí desembarcamos. De Kirkenes mesmo não vimos nada, apenas descemos do navio e tomamos um ônibus para uma cidadezinha próxima onde estava nosso hotel. Na verdade nem uma cidadezinha era e sim uma estação de esqui, que nessa época do ano está praticamente vazia, apesar de ainda haver neve. 

A essas alturas já tínhamos cruzado a fronteira para a Finlândia. E também estávamos muito próximos da fronteira com a Rússia, então aquele é um ponto de quase tríplice fronteira: Noruega, Finlândia e Rússia.

Eu nunca havia estado em uma estação de esqui e não sei como a coisa funciona na alta estação. Fizemos uma caminhada pelos bosques até uma cabana de onde, segundo a propaganda, se pode avistar a aurora boreal, em sua temporada. O caminho estava lindo, com ainda grossas camadas de neve degelando, riachos correndo, numa paisagem muito bonita e num frio de rachar. Esperava com a caminhada entender um pouco onde estariam as pistas de esqui, mas não entendi nada. Pistas de esqui ficam me devendo.

E no dia seguinte rumamos de ônibus para Rovaniemi, a capital da Lapônia, região bem ao norte da Finlândia, ainda dentro do Círculo Polar Ártico. Essa região vive em função de uma lenda: a lenda de Papai Noel. A figura de um senhor que no Natal distribui presentes aparece em varias culturas, inclusive vimos um no País Basco, mas um belo dia um jornalista resolve dizer que Papai Noel viveria no Polo Norte e como a cidade habitável mais próxima é Rovaniemi, aqui ficou sendo a cidade dele. E haja exploração comercial em cima disso. O nosso hotel se chama Santa Claus, enfeites natalinos parecem estar à venda todo ano, os cafés e lojas são decorados com coisas alusivas. 

Rovaniemi é uma cidade pequena mas bem desenvolvida. Vive sobretudo da exploração da madeira, que é feito com bom remanejamento e, obviamente, do turismo.

E foi aqui que tivemos os dois programas mais “de índio” de toda nossa viagem. Vou contar no próximo post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s