A Montevideu classe A

Ontem conhecemos a face oposta da Montevideu  tipo “tia acabadinha”: fomos aos bairros alinhados de Pocitos e Punta Carretas, onde a cidade é totalmente diferente do que havíamos visto até então. Conhecemos a Montevideu classe média alta, com prédios modernos, jardins bem cuidados, ruas limpas.

Tomamos um ônibus no Centro, circulamos uns bons 30 minutos e chegamos lá. E de repente nos sentimos em Copacabana. Ambos os bairros estão na beira do rio de La Plata, que visto desde a orla parece ser um mar, porque não vemos o fim. A orla tem um calçadão, que chamam “ramblas”, com espaço para andar de bicicleta, caminhar, passear. E do outro lado, os prédios, não tão altos mas colados uns aos outros, fez com que a gente achasse muito parecido com Copacabana. Só que uma Copacabana tranquila, com trânsito civilizado e sem sujeiras na rua. 

Caminhando-se mais para dentro o bairro se torna mais simpático. Os prédios são menores, há ainda algumas casas, lembrando uma Ipanema que conheci no final dos anos 70. E aí surgem os bares e restaurantes bem transados, não necessariamente luxuosos, mas que me pareceram bem legais. Não entramos em nenhum deles. 

Talvez esses bairros fiquem legais à noite, porque no horario de fim de tarde que lá estivemos, me pareceu meio mortinho, sem gente na rua, sem alma. Definitivamente esse não é um lugar que gostamos de ficar. Não há o que contemplar, não há nada para nos deixar curiosa ou extasiada. Tudo é muito óbvio, tudo é muito igual. Um lugar para quem não quer ter surpresas. E pra que viajar se não for para se surpreender?

Pegamos o ônibus e voltamos para tomar nosso café da tarde no Café Brasileiro. E estava uma anoitecer lindo na Praça da Constituição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s