A Transfagarasan

Depois de Sibiu seguimos para Viscri. Mas no meio do caminho paramos para conhecer um lugar absolutamente fantástico: Transfagarasan. É uma incrível rodovia em curvas fechadas, subindo pelas montanhas Fagara, construída por Ceucescu, o ditador comunista, para servir de defesa contra os russos. Lá em cima há um lago, hotel e restaurante.

Você pode seguir pela estrada, mas deve tomar um Dramin, porque as curvas são de lascar. Se não quiser ficar “mareado”, a pessoa pode fazer a subida de bondinho. São 10 minutos de pura emoção, em um bondinho semelhante ao que usamos em Brasov, ou seja, antigo e pequeno. Mas a vista super, super vale a pena. O bonde sobe devagarinho e a gente vai apreciando uma paisagem de enormes pinheiros e uma catarata tipo “véu de noiva”.


Chegamos no topo, descemos do bondinho e congelamos. A temperatura era de 3 graus positivos, mas a sensação térmica era de algo abaixo de zero. Daí você olha pra direita e vê um lago enevoado, anda mais um pouquinho (com o vento de menos zero nas suas costas) e vê lá embaixo todo o contorno da Transfagasan. É de fazer um “ohhhhhhh” de lindo. De cima conseguimos perceber que a estrada foi construída em uma espécie de encosta entre duas montanhas enormes. Então você vê de um lado e de outro uma floresta de pinheiros, e no meio aquela enorme “cobra” serpenteando até em cima.


Fiquei com muita vontade de ver aquilo lá coberto de neve. Aliás, na estação do bondinho existiam folhetos convidando para o réveillon no hotel. E a diária nem é absurdamente cara: cerca de 350 euros.

Ah, por essa região da Transilvânia existem várias estações de esqui importantes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s