NY: uma coisa curiosa sobre o Metrô

Quem já esteve por aqui e andou de metrô não sei se prestou atenção que, quando o metrô para na estação, o condutor abre sua janela e aponta. Aponta pra onde? Aponta por que? Eu fiquei morta de curiosidade. Uma vez perguntei isso e me responderam que ele fazia isso para dizer ao outro condutor que estava vivo. Ora! Que história! Pois fui atrás saber e achei uma resposta interessante.

Normalmente o trem é conduzido por dois condutores, um que vai na frente do trem e outro que vai no meio. É o do meio que abre sua janelinha e bota o dedinho pra fora, apontando. A questão é a seguinte: para que o condutor da frente possa abrir as portas, ele tem que ter certeza que todo o trem está na estação, que não ficou uma rabeira ainda dentro do túnel. Nas estações há sempre uma placa com listras brancas e pretas, tipo zebrado, que marca o meio da estação. Logo o condutor do meio deve estar diante dessa placa para ter certeza que o trem está inteiro na estação. Dai ele abre a janela e aponta, para indicar ao condutor da frente que ele pode abrir as portas. Por isso há sempre um intervalo entre o trem parar e as portas de abrirem.

Claro que a tecnologia já poderia ter resolvido esse simples problema, mas parece que se tornou tradição e isso é cumprido à risca. O condutor que não sinalizar é punido seriamente. Olha a faixa zebrada ai abaixo.

20160601_131510

E devo me redimir: hoje passei por uma estação que é um brinco, a Cortlandt St. Ampla, bonita, com paredes decoradas. Acho que é nova. Na verdade acho que eles deram uma arrumada em algumas estações, limpando as paredes e colocando algum tipo de decoração nos azulejos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s